top of page
Alteração de pedidos fechados.png

CPA Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA?

A FAESP dispõe de uma CPA – Comissão Própria de Avaliação nomeada por portaria e renovada em períodos bienais, composta por representantes do corpo docente, discente, técnico administrativo e comunidade que promove o processo de coleta de dados e auxilia no planejamento institucional da IES. A coleta de dados é feita por meio de formulário eletrônico através do (SISTEMA EDUCACIONAL UNIMESTRE) e dele é gerado um relatório de demandas internas e externas da IES. Ao lado da CPA também opera a Ouvidoria da instituição que valida a atuação da comissão com um processo de coleta de dados com os alunos e comunidade de forma contínua.

Como funciona a CPA?

Sendo assim, a direção geral da FAESP e coordenações fazem uso tanto de uma ferramenta de pesquisa anual quanto de dados regulares que chegam por meio da ouvidoria e que funcionam como instrumento de base para o processo decisório. Durante o último trimestre de cada ano são aplicados os formulários digitais de avaliação interna junto ao corpo docente, discente e administrativo da FAESP. A partir daí, são elaborados os relatórios de observações de pontos fortes e fracos da IES assim como as demandas recorrentes. O relatório começa a ser preparado em dezembro e tem sua apresentação pública em fevereiro do ano seguinte à comunidade com as referidas medidas e procedimento que irão se aplicar ao que foi registrado. Na mesma época, a ouvidoria elabora um relatório geral de demandas que se soma aos dados obtidos pela CPA.

A participação da comunidade acadêmica se dá em dois momentos distintos: na composição da CPA, na coleta dos dados e, ao final, no seminário de melhorias e planejamento promovido pela IES.

No mês de fevereiro/março, são promovidos os seminários de melhorias e planejamento em que a comunidade (docente, discente, técnico-administrativo e membros externos) são convidados para participarem das discussões dos resultados obtidos tanto na CPA quanto nas demandas da ouvidoria. Os resultados ficam disponíveis também em murais para a comunidade acadêmica.

O relatório de avaliação é elaborado pela CPA tendo como subsídio básico os dados da pesquisa aplicada nas turmas e os registros de demandas da ouvidoria tendo os seus resultados apresentados publicamente em mural e disponibilizado na íntegra em cópia digital no site em área restrita.

As ações educacionais a serem desenvolvidas na FAESP seguem embasadas nos quatro pilares básicos da educação: APRENDER A CONHECER - adquirir os instrumentos da compreensão, APRENDER A FAZER poder agir sobre o meio ambiente; APRENDER A CONVIVER participar e cooperar em todas as atividades humanas, e APRENDER A SER - desenvolver a personalidade, autonomia, discernimento e responsabilidade.

A aplicação destes princípios fundamentais na vida acadêmica proporciona o desenvolvimento de atividades inovadoras de ensino, práticas investigativas e extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação superior. Efetivamente, as ações da FAESP nesse sentido são: a) Promover o incentivo à pesquisa e a produção acadêmica; b) Envolver o corpo discente e docente nos processos decisórios; c) Incentivar a formação estudantil e a livre iniciativa no processo de aprendizagem; d) Oferecer eventos e atividades de intercâmbio de conhecimento e vivências educacionais; e) Incentivar a prática da cidadania e aplicação dos conhecimentos e valores adquiridos na sua formação.

A CPA (Comissão Própria de Avaliaç&atild