CAP - Centro de Apoio Psicopedagógico

O CAP é o Centro de apoio Psicológico e Pedagógico da FAESP que foi criado em 17 de janeiro de 2019 para dar suporte pedagógico e psicológico aos alunos da Instituição. Sua principal atividade é prestar ao acadêmico apoio individualizado para o enfrentamento não apenas de questões psicológicas, mas de aprendizagem também.

                     Constituem Objetivos do CAP:

  • I. Promover apoio psicopedagógico para atenuar conflitos que comprometam a vida acadêmica do estudante.

  • II. Realizar atendimento individual, por demanda espontânea e eventualmente por indicação de docentes;

  • III. Promover oportunidade do acadêmico falar de seus conflitos e/ou suas angústias e/ou frustrações;

  • IV. Promover momentos de reflexão para melhoria da autoestima do aluno;

  • V. Fornecer orientações sobre técnicas de estudo;

  • VI. Realizar, quando necessário, intervenções preventivas e terapêuticas;

  • VII. Acolher os alunos dos primeiros períodos, apresentando-lhes o campus e a estrutura de funcionamento da Instituição;

  • VIII. Realizar atendimento aos familiares dos acadêmicos quando necessário;

  • IX. Realizar atendimento aos professores e/ou funcionários quando necessário; Os atendimentos serão feitos individualmente e, neles, o aluno expõe verbalmente a suas dificuldades e/ou angústias para que se possa orientá-lo ou ajudá-lo na resolução do problema.

 

São fornecidas aos alunos também orientações sobre técnicas de estudo, apresentação de aula expositiva, montagem de seminários, organização dos estudos e enfrentamento das avaliações. A assistência psicológica se faz através da promoção de uma relação de confiança em que o acadêmico possa sentir-se confortável para relatar os seus conflitos, angústias ou frustrações. Em alguns casos, se faz necessário o atendimento da família.

 

Todo registro de atendimento será feito pelo coordenador do CAP em uma ficha própria que contém apenas informações para levantamento de dados estatísticos sendo consideradas informações são confidenciais.

O encaminhamento pode ser feito por professores e/ou funcionários que por estarem mais próximos dos acadêmicos têm facilidade em detectar as suas necessidades.

Esse procedimento pode ocorrer através de conversas entre os professores e/ou funcionários com os professores que atendem no CAP ou através da ficha de encaminhamento que fica disponível na Secretaria das Faculdades.

                   

O CAP elaborará semestralmente relatórios em padrão pré-definido dos atendimentos e ações desenvolvidas assim como os planejamentos dos semestres subsequentes e os relatórios, unicamente para fins estatísticos, serão encaminhados à direção Geral da FAESP semestralmente. Em sua composição, o CAP apresenta um corpo técnico permanente composto por 1 (um) pedagogo e 1 (um) psicopedagogo que assinam os relatórios semestrais, um como coordenador do CAP e o outro como professor atendente​.

SAC_SISTEMA_DE_ATENDIMENTO_AO_CLIENTE__1
Design_sem_nome__3_-removebg-preview.png